Deprecated: mysql_connect(): The mysql extension is deprecated and will be removed in the future: use mysqli or PDO instead in /home/coelebr/public_html/simteel/config.php on line 6

Trabalhos Aprovados para o SIMTEEL


NRO NOME DO AUTOR TÍTULO DO TRABALHO SIMTEEL RESUMO
1 Alison Shiugeo Nakashima Modelagem, Simulação e Análise de Sistema Massa-Mola-Amortecedor com Não Linearidade 2016 O presente artigo realizou a modelagem, simulação e análise de um sistema massa-mola-amortecedor com âmbito comparativo entre as respostas dos sistemas com mola linear e não linear. Demonstram-se alguns modelos de molas, a partir dos quais, realizou-se a modelagem. Considerou-se o diagrama de corpo livre do sistema, para depois, através da segunda lei de Newton, descrevê-lo através de equações diferenciais não lineares. Utilizou-se uma mola linear e outra não linear, no modelo do sistema, o qual foi implementada uma rotina de simulação no software MatLab ®. Por fim, obtiveram-se os resultados da referida simulação do sistema através de construção gráfica, os quais foram analisados e discutidos.
2 Bruno Schuavab Penha Modelagem e Análise da Cinemática Direta e Inversa de Manipulador Robótico com Cinco Juntas Rotativas 2016 O artigo busca descrever, de forma sucinta, a cinemática direta e inversa de um robô manipulador com cinco juntas rotativas. Para tal descrição, construiu-se o esquema robótico com os parâmetros fundamentais para a modelagem, assim, desenvolveu-se a modelagem da cinemática direta, seguido de apresentação gráfica de alguns movimentos. Na sequência, manipulou-se a cinemática direta, para obtenção da cinemática inversa. Por fim, elaborou-se um fluxograma para esclarecer a sequência lógica das etapas para geração de trajetória do robô manipulador, juntamente com sua respectiva simulação temporais.
3 Carlos Henrique de Melo Vassoler Análise da Influência da Determinação de Parâmetros para o Problema de Alocação de Potência em Redes OCDMA 2016 O presente trabalho tem como objetivo investigar a influência da determinação de parâmetros de algoritmos de otimização por enxame de partículas (PSO) em relação à qualidade das soluções para a problemática da alocação de potência em redes de acesso múltiplo por divisão de código óptico (OCDMA) como topologia baseada em acoplador em estrela e códigos não coerentes unidimensionais (1D) conhecidos como códigos primos. As análises deste trabalho foram obtidas ao comparar as soluções encontradas por três PSO’s com parâmetros distintos que tinham como objetivo otimizar a mesma rede.
4 Carlos Henrique de Melo Vassoler Algoritmo PSO Modificado Baseado em Sub Enxames para o Problema de Alocação de Potência em Redes OCDMA 2016 Para este trabalho foi proposto uma nova abordagem de algoritmos de otimização por enxame de partículas (PSO) para o problema de alocação de potência em redes de acesso múltiplo por divisão de código óptico (OCDMA) com topologia baseada em acoplador estrela e códigos não coerentes unidimensionais (1D), conhecidos como códigos primos. Dessa forma, é proposto um novo algoritmo PSO modificado baseado em sub enxames. A otimização da alocação de potência tem como objetivo atingir a mínima razão sinal ruído mais interferência (SNIR) e dessa forma garantir requisitos de qualidade de serviço (QoS).
5 FABIO HENRIQUE FUDOLI Modelagem da Cinemática Direta e Inversa do Robô SCARA EPSON G10-851S 2016 Este artigo tem como objetivo descrever de forma sucinta e objetiva o desenvolvimento dos estudos na disciplina de Introdução a Robótica com a finalidade de obter o modelo matemático do funcionamento do robô SCARA G10-851S do fabricante EPSON na forma da cinemática direta e inversa através de equações matemáticas e simulações em ambiente Matlab.
6 FABIO HENRIQUE FUDOLI Desenvolvimento de um Conversor CC-CC Buck de 20W em Malha Fechada 2016 O presente artigo apresenta de forma sucinta e objetiva o desenvolvimento prático de um conversor CC-CC abaixador de tensão operando e macha fechada. O conversor Buck possui uma entrada de 25V e saída fixa em 15V com potência de 20W. A etapa de comando e controle foi desenvolvida a partir do circuito integrado SG3524. Foi produzido um protótipo em placa de circuito impresso e os resultados obtidos são apresentados através de figuras.
7 Gustavo Chichanoski IDENTIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO DE SISTEMA ATRAVÉS DO MÉTODO DOS MINIMOS QUADRADOS APLICADO A UM FILTRO PASSIVO DE SEGUNDA ORDEM 2016 O presente artigo realizou a identificação de um filtro passivo de segunda ordem, a partir do algoritmo dos mínimos quadrados recursivo. Idealizou-se o circuito elétrico proposto para realização da modelagem dinâmica e analisar a ordem do modelo. Na sequência constituiu-se o filtro no software Proteus® para levantar as formas de onda e realizar a implementação física em bancada do mesmo. Excitaram-se ambos os modelos para coleta dos sinais de saída e carregamento no software MatLab®, no qual construiu-se a rotina dos Mínimos Quadrados para estimação e validação do modelo para o estudo de caso. Por fim, construíram-se os gráficos para constatação dos comportamentos dos parâmetros do filtro e discutiu-se sobre o erro entre os parâmetros teóricos e reais.
8 Gustavo Chichanoski MODELAGEM E SIMULAÇÃO DA DINÂMICA NÃO-LINEAR EM RETIFICADORES MONOFÁSICOS MEIA-ONDA CARGA RL 2016 O presente artigo descreve a modelagem e simulação da dinâmica não-linear de certo retificador monofásico de meia-onda com carga RL. Ao modelar o diodo, usou-se a 3ª aproximação do referido componente, a qual é não-linear. Assim, o conjunto de equações não-lineares, que descreve o comportamento dinâmico do sistema, torna-se mais complexo, porém gera resultados simulados, através do software MatLab®, mais próximos de grandezas experimentais. Os resultados das simulações com as equações modeladas foram confrontados para validação do método com os respectivos resultados de simulações efetuadas no software Pspice.
9 Luiz Fernando Pinto de Oliveira Calibração de Sistemas de Hodometria para Robôs Móveis com Rodas 2016 O presente trabalho visa implementar um método de calibração de sistemas de hodometria aplicado à robôs móveis com rodas com a intenção de aprimorar a precisão de tais sistemas para eventuais análises computacionais.
10 Luiz Fernando Pinto de Oliveira Caracterização de Dados dos Sensores LIDAR e Encoders de um Robô Móvel com Rodas 2016 O presente trabalho visou implementar um algoritmo de leitura dos dados do sensor Hokuyo UBG-04LX juntamente com os dados obtidos da hodometria capaz de detectar objetos próximos ao robô, localizar-se e realizar o mapeamento 3D do ambiente.
11 Marcelo Theis Geraldi Modelagem Dinâmica de Circuito RLC Chaveado com Topologia Mista e Análise Numérica através do Método de Runge-Kutta de Quarta Ordem. 2016 O artigo apresenta a modelagem dinâmica de um circuito elétrico RLC chaveado com topologia mista, o qual foi analisado numericamente através do Método de Runge-Kutta de quarta ordem. Para desenvolvimento do trabalho, idealizaram-se os componentes do circuito, considerando-os lineares. A partir da Lei de Kirchhoff das tensões, juntamente com as descrições dinâmicas dos componentes, construiu-se o modelo dinâmico do sistema chaveado. Assim, arranjou-se o conjunto de equações com o objetivo de adequá-lo à aplicação do Método de Runge-Kutta de quarta ordem e resolvê-lo numericamente. Por fim, construiu-se do circuito no software LTSpice® e, por inspeção, checou-se a equivalência do comportamento temporal de algumas variáveis do sistema elétrico, desta forma, consolida-se a abordagem demonstrada pelo artigo.
12 Marcelo Theis Geraldi Introdução ao Projeto de Circuitos Integrados Dedicados: Decodificador BCD8421/7 Segmentos 2016 O presente artigo tem por objetivo apresentar os conceitos relativos ao projeto e desenvolvimento de circuitos integrados dedicados. Para tal propósito, temos como exemplo um circuito integrado decodificador BCD/7 Segmentos baseado na tecnologia MOS, desenvolvido através do software de simulação Microwind.
13 Matheus Araujo dos Santos Modelagem Matemática e Simulação da Cinemática Direta do Robô Manipulador com Seis Juntas Rotativas – 6 GL 2016 O presente artigo tem como objetivo obter a modelagem matemática da cinemática direta do robô proposto com seis graus de liberdade (GL). Apresenta-se o conceito da área de robótica e suas respectivas formulações quanto a cinemática direta do robô manipulador. Usou-se o método de Denavit-Hartenberg para construir as transformações, as quais foram usadas para simulação via software MatLab®. A partir das simulações construíram-se as posições dos elos do robô, assim como os pontos inicial e final do mesmo. Tal análise é essencial para a indústria de alta tecnologia, uma vez que a simulação off-line permite criar novas rotinas para o robô em um ambiente virtual de teste, assim minimiza o tempo de interrupção dos processos na automação industrial.
14 Thiago Simões Dias Desenvolvimento de um simulador ECG de baixo custo (corrigido) 2016 Este trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento preliminar de um simulador de biopotencial cardíaco de baixo custo. O intuito deste equipamento é auxiliar o desenvolvimento e teste de equipamentos de eletrocardiografia (ECG). O circuito preliminar projetado utiliza um microcontrolador (MCU) AT89S52 e conversor digital-analógico DAC0808. Para tanto, são utilizados sinais de ECG (derivação lead I) reais disponíveis no banco de dados phisionet.org além de software Matlab para adequação da forma de onda para posterior gravação na memória ROM do próprio MCU. Os resultados obtidos indicam um funcionamento adequado do circuito proposto, possibilitando a simulação de sinais reais e ideais de ECG, além de formas de onda para calibração. (corrigido)